domingo, 28 de setembro de 2008

Os Mitos e os dias atuais...

Pergunta na aula de Filosofia:

1. A narrativa grega, apesar de fantasiosa, é impregnada de sabedoria e conhecimento das paixões humanas, dos problemas existenciais e da sociedade de leis que possibilitem a vida em comum. Essa perspectiva é válida para a nossa época?
------

Assim como os homens, o herói Ulisses deve vencer as tentações que aparecem em seu caminho. A deusa Circe alerta-o:

"Primeiro, encontrarás as duas Sereias; elas fascinam todos os homens que se aproximam. Se alguém, por ignorância, se avizinha e escuta a voz das Sereias, adeus regresso! Não tornará a ver a esposa e os filhos inocentes sentados alegres a seu lado, porque, com seu canto melodioso, elas o fascinam, sentadas na campina, em meio a montões de ossos de corpos em decomposição, cobertos de peles amarfanhadas.”
(A Odisséia de Homero)
---
É tudo uma questão de escolha. A vida toda estamos fazendo escolhas que vão decidir todo o nosso futuro. Cada caminho percorrido reflete milhares de possibilidades ainda desconhecidas, quê nos levará a outros caminhos e a outras novas possibilidades.
Por ser desconhecido, passamos a vida especulando sobre quais caminhos seguir. Qual o mais vantajoso, em qual seremos mais feliz. Especulamos na hora de escolher um curso, a faculdade, a namorada, o filme que veremos no cinema ou o melhor trajeto a seguir.
Tudo reflete os nossos desejos e anseios. Tudo reflexo de nossas idealizações como ser humano. Apenas mais uma de várias possibilidades "caminhos" que poderíamos ter percorrido. Um longo abismo entre o ser ideal e o concreto.
Circe alertou Ulisses sobre um possível caminho errado, que traria grandes prejuízos em sua odisséia. Nos dias de hoje sua voz ainda ecoa em nossos ouvidos tentando nos alertar de alguns caminhos sem volta que poderíamos tomar: drogas, crimes, etc.
Entretanto, levanto uma questão: - Seria melhor para Ulisses se a deusa tivesse dito apenas o caminho que ele deveria segui para encontrar sua amada, ao invés de mostrar apenas o caminho que ele não deveria ir?
Fazendo isso a deusa alerta de um perigo e deixa com Ulisses todas as suas possibilidades e caminhos que ele, com sua consciência e seu coração, entenderia como o correto caminho a seguir.

Um abraço a todos!!!
André Alves




Um comentário:

  1. MUITO BOM EU POSTEI ALGUMAS PERSONAGEM DA MITOLOGIA NO BLO SIMPLE GIRL VISITE VC IRA GOSTAR TEM DE TUDO UM POUCO . COMENTE ,QUE EU VOLTAREI AQUI PRA ELOGIAR SEUS POSTS!

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do que acabou de ler.
Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas:

Total de visualizações na última semana