quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O homem e as baratas...

Tudo começou na aula de Biologia Geral na UFPB...
Questão: "De acordo com os seus conhecimentos sobre evolução, explique por que razão não se pode afirmar que o ser humano é mais evoluído que uma barata, por exemplo?" Confesso que essa pergunta me deixou com uma pulga atrás da orelha. O fato da questão deixar claro que “não podemos afirmar que o ser humano é mais evoluído que uma barata” me deixou bastante intrigado:
Como não? O ser humano é um ser inteligente e racional, capaz de modificar o ambiente em sua volta, de descobrir novos lugares, de criar as mais belas obras de arte, música e arquiteturas, poesia etc.
De acordo com a 1ª Lei de Lamarck: “Os organismos desenvolvem seus órgãos segundo suas necessidades a fim de estabelecer uma relação harmoniosa com o meio ambiente.” Embora, Lamarck tenha cometido um erro ao acreditar que esse desenvolvimento ocorresse também com os órgãos internos, me atrevo a aprofundar essa discussão.
Estamos em constante evolução e apesar de termos as mesmas características biofísicas de milhares de anos, temos algo que evolui a cada dia numa velocidade alucinante que é a nossa mente. O acesso a informação faz com que as crianças aprendam a ler cada vez mais cedo, o acesso a tecnologia também começa mais cedo. Se isso é bom ou ruim é assunto pra outro debate, mas é fato que o homem de hoje é mais evoluído que o homem de ontem.
A teoria de Darwin considera que o ambiente faz uma escolha dos indivíduos, tal como o homem faz na domesticação. Essa afirmação por si, já coloca o homem como um ser mais evoluído que os outros animais. Além de interagir com o meio em que vive, o ser humano é capaz de domesticar outros seres, cultivar novas espécies, combiná-las entre si, fazer melhoramentos genéticos entre outras coisas que o deixam em uma posição privilegiada em relação a outros seres. (uma barata, por exemplo!)
As baratas, por sua vez, possuem todas as características necessárias pra sobreviver como baratas: patas, asas e uma tremenda resistência que a ajuda a sobreviver nos ambientes mais hostis.
Acho que a pergunta trata da evolução de forma individual a cada espécie. Não há como comparar uma barata com um homem, porém em se tratando da teoria da evolução das espécie, ambos estão em seu mais elevado grau de evolutivo. Cada um com suas particularidades evoluíram durante o tempo até se tornarem o que são hoje: homens e baratas.


Um abraço a todos!
André Alves
---

7 comentários:

  1. O ser humano é uma maravilha criada por deus e não pode ser comparado aos outros animais. Na verdade nós somos superiores.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo contigo aninha. O homem é um animal e talvez o maior dos predadores da terra. Destruimos o ecossistema em nosso benefício, queimamos florestas e poluímos rios e mares.
    Você tem certeza que para o planeta terra nós somos uma maravilha?????????
    Quem melhor respondeu essa questão foi o agente Smith em matrix: "o homem é um vírus para o planeta

    ResponderExcluir
  3. Do jeito que o mundo anda, com Bushes, Bin Ladens, Chavez e etcéteras tão bélicos quanto, sei não – periga as baratas irem mais longe do que nós... Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Depois da Bomba de Neutrons as baratas dominarão o mundo.
    hehehe!!!

    ResponderExcluir
  5. nunca tinha parado pra pensar nisso, mas e verdade! : D

    ResponderExcluir
  6. I’m afraid of cockroaches, just because they are so grosse...

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do que acabou de ler.
Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas:

Total de visualizações na última semana