quarta-feira, 14 de março de 2007

Curtindo a Vida Adoidado

O filme é sensacional, mesmo quando visto pela vigésima oitava vez, como é o meu caso. Não ganhou Oscar mas, na verdade, essa comédia tipicamente anos 80 alcançou um prêmio muito mais importante do que uma mera estatueta. Alcançou a eternidade e criou um mito: Ferris Bueller.
Mas o que representa Ferris Bueller para a humanidade? O que tem de importante um garoto de 17 anos que se finge de doente para matar aula e aproveitar um dia de sol com sua namorada Sloane e seu melhor amigo Cameron? Primeiro de tudo, Ferris não é um mau exemplo. Ele não é um ícone da insubordinação juvenil, como uma primeira análise pode revelar. Ferris já está no último ano do colegial, provavelmente nunca repetiu. Além disso, ele não incentiva ninguém a abandonar a escola e ficar vadiando sem se preocupar com nada. Sua proposta é uma só: "A vida passa muito rápido. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, vai perceber que ela já passou".
Ou seja, Ferris nos ensina a aproveitar a vida em nosso próprio benefício. Suas ausências escolares não o atrapalharam em nada, só o ajudaram a curtir a vida adoidado. No próximo verão ele estará na Faculdade, do lado daquele mesmo sujeito que não fingiu estar doente para matar aula. Eles estarão ali, no mesmo lugar, com os mesmos objetivos alcançados. Só que um deles terá curtido mais a vida e estará mais feliz.
Mas o maior exemplo do caráter de Ferris Bueller é sua atitude para com seu amigo Cameron. Ferris poderia ter aproveitado seu dia só com a namorada Sloane, sem ter que agüentar as paranóias de Cameron. Tudo bem, se ele não fosse não tinha Ferrari. Mas se o interesse era só o carro do amigo, por que Ferris se preocuparia tanto em fazer Cameron se divertir? Por que Ferris se ofereceria para assumir a culpa pelo estrago do carro no lugar do amigo? Por que Ferris trocaria a privacidade de estar só com sua namorada para dividir sua alegria com Cameron, seu amigo, digamos, meio lerdo?
Por essa e por outras, Ferris Bueller virou uma espécie de herói para aqueles que o assistiram.

6 comentários:

  1. Olha, eu nunca gostei do filme nem do Ferris, afinal, ele só matou aula, e eu já matei tandos dias de aula e nunca me senti "mais feliz" por isso, na verdade, me sentia perdendo tempo e ficava culpada...
    Masó filme é mesmo um daqueles icones que quem gosta, quem entede o que quer dizer é fanático. qeu nem o seriado Chaves, que ey também detesto!!!
    Mas eu gosto de um monte de outras coisas

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que alguém possa se sentir culpado por aproveitar um pouquinho do seu tempo, que já é bastante curto. Curtir a vida de vez em quando não é ruim e não vejo nenhum mal nisso. Só que ou vc vive a sua vida com bastante intensidade ou sua vida vai passar por vc e infelizmente quando for perceber será muito tarde e isso pra mim seria muito pior do que sair um pouco e curtir a vida.

    Como disse Veríssimo: "Viva cada dia como se fosse o último de sua vida. Um dia vc acerta."

    George Hebert

    ResponderExcluir
  3. Gosto do filme e acho bacana a ideia de se ter um motivo pra fazer as coisas, uma filosofia por detras das acoes. Essa coisa estupida de determinados adolescentes de matar aula so pra parecer legal diante dos amigos nao foi absolutamente o objetivo do filme. Este filme e' um exemplo, e nao uma insubordinacao! Concordo, portanto, inteiramente com o blogista.

    ResponderExcluir
  4. Sou fã desse filme q não é "um" clássico da "Sessão da Tarde", ele é "o" clássico, o início de tudo, pelo menos na minha opinião, e achei muito interessante sua interpretação da trama.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. O FILME É UM DOS MEUS FAVORITOS. QUERO FALAR QUE GRANDE PARTE DO SUCESSO DO FILME SE DEVE AO CAMERON. SEM ELE FERRIS NÃO SERIA NADA.

    LEGAL O SEU BLOG.


    http://eduardogodan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gosto do jeito que Cameron dá um basta em seus medos.E decide encarar o seu pai.Na verdade eu acho que Ferris valoriza Cameron por ser quem ele é,por isso que ele o define como seu melhor amigo.

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do que acabou de ler.
Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas:

Total de visualizações na última semana