segunda-feira, 12 de março de 2007

Double Talkin' Jive!

Em meio a visita tão esperada do Presidente George Bush, ao Brasil, resolvi escrever algumas linhas sobre esta ilustre personalidade, que veio ao Brasil pra participar do Fórum Bicombustível.

O Brasil há muito tempo se destaca na produção do álcool etanol, para combustível alternativo a gasolina. Tudo Começou com o Proálcool, criado em 14 de dezembro de 1975, seu objetivo era principalmente diminuir a dependência externa de energia. Apesar de dificuldades enfrentadas desde sua criação, o Programa Nacional do Álcool ofereceu inegáveis benefícios econômicos e ambientais – estima-se, por exemplo, que 700 mil pessoas estejam hoje ocupadas na cultura da cana-de-açúcar em 50 mil estabelecimentos agrícolas e na produção de álcool e açúcar em 350 unidades industriais.
.- Qual o real interesse dos EUA com essa visita?
Mesmo previsões mais otimistas indicam que produção mundial de petróleo deve atingir seu pico em menos de 20 anos, causando uma crise de escassez, elevando o seu preço.
Os Estados Unidos são os maiores consumidores desse combustível sua dependência é enorme e estrategicamente não possui grandes reservas em seu território.
Por causa do petróleo, o governo americano invadiu o Iraque, derrubou o seu regime de governo, matou o seu presidente e deixou o país em um completo caos. Tudo isso, protegidos pela desculpa de que o Iraque possuía armas químicas de destruição em massa que até hoje não foram achadas.
É por causa do petróleo, também, que o Iran está sob uma iminente ameaça de ataque pelo governo americano. Desta vez a desculpa é que o Iran não suspendeu seus projetos para o enriquecimento de urânio. A Coréia do Norte também não suspendeu suas pesquisas nucleares e porque os EUA não ameaçam invadi-la? Simplesmente porque no Iran tem mais recursos energéticos a serem explorados.
O Brasil atualmente é um grande destaque na tecnologia da produção do álcool etanol e combustíveis “limpos” como o biodiesel. O álcool brasileiro é mais barato do que o produzido nos Estados Unidos. Neste Fórum Bicombustível os principais pontos acordados e assinados entre o presidente Lula e Bush foram:
1 - Um acordo de colaboração para compartilhar tecnologia para a produção de bicombustíveis.
2 - Promover a produção deste combustível em países da América Central e do Caribe, para responder à crescente demanda mundial desta fonte de energia alternativa ao petróleo.
3 - (o ponto que mais interessava ao Brasil) A revisão da taxa de importação do álcool brasileiro. Os Famosos subsídios sobre os produtos importados pelos Estados Unidos, os quais, Bush afirmou categoricamente que não abriria mão.
Contudo, nosso presidente não poderia de esquecer de deixar a sua pérola: “é preciso encontrar o ponto G para chegar a um acordo sobre a tarifa do álcool”.
O que o Brasil ganhou com esse acordo? Estamos comprometidos a passar toda uma tecnologia de ponta, sem sequer uma garantia de melhores condições de venda da nossa produção. Estamos abrindo mão de anos de estudo por nada? O que dizer aos milhares de estudantes, professores e pesquisadores que passaram dias e noites, com condições mínimas de trabalhos em universidades sucateadas e sem incentivo financeiro? É assim que recompensamos nossos gênios?
Não Tenho nada contra a socialização do conhecimento tecnológico, mas convenhamos, quando se faz um acordo de cooperação, ambos os lados têm que ganhar.
-
(Texto de André Alves de lima)
-

Outros textos relacionados: "Criminosos democráticos"

Um comentário:

  1. Gostei do seu texto, pois, sua crítica é baseada em argumentos reais, diferente dos protestos que se espalharam por todo o país, você tratou bem os pontos do acordo e a repercução desse fórum.

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do que acabou de ler.
Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas:

Total de visualizações na última semana