domingo, 24 de outubro de 2010

O Mito do amor romântico...

Tristão e Isolda é uma lenda que ficou muito em evidência na Idade Média, tornando-se um mito. Trata-se de uma das mais belas epopéias de amor que já foi escrita.
Tristão de Leónis, cavaleiro da távola redonda, foi encarregado de ir à Irlanda a pedido do seu tio Marcus, rei de Cornualha, para buscar sua noiva, a princesa Isolda.
Acidentalmente, durante a viagem de volta a Grã-Bretanha, eles bebem uma porção, que desperta em seus corações uma paixão irresistível e eterna. Chegando a corte, Isolda e Marcus se casam, no entanto, Tristão mantém um romance com a mulher de seu tio. Por causa desse envolvimento com Isolda, que feria todas as regras da moralidade religiosa e escandalizava a todos, Tristão acaba sendo banido do reino e casa-se com outra mulher, mas nunca em seu coração deixou de amar Isolda.
Depois de ter deixado o reino, Tristão vive muitas aventuras heróicas e em uma delas é mortalmente ferido. Deitado em seu leito de morte, pede que chamem Isolda, pois, seria a única capaz de curá-lo. A esposa de Tristão o engana dizendo que Isolda não poderá vir ao seu encontro. Em virtude desse equívoco, Tristão morre ao julgar-se abandonado por sua amada, que chega e ao ver o seu amor morto, morre também de tristeza.
Existem várias interpretações para esse mito, acredito que contextualizando aos dias atuais fica mais fácil compreender a dimensão da obra.
Tristão e Isolda estavam unidos de fato, mas só ficaram de direito, quando de suas mortes. Entender que Isolda morreu pra ficar com Tristão, no entanto, me parece muito pequeno.
O papel das narrativas míticas nos dias atuais é de elevarmos a condição humana à condição ideal dos mitos, como uma espécie de Ceteris Paribus (expressão muito usada na faculdade de economia). Nesse sentido temos uma forma do que seria o 'amor ideal', livre das convenções socialmente aceitas, sem preconceitos ou egoísmos e com base na sinceridade, onde as ações de cada indivíduo beneficiariam o outro.
A esposa de Tristão, por sua vez, representa a sociedade nada altruísta, onde as necessidades individuais falam mais alto que a própria razão. Esta preferiu ver seu marido morto a tê-lo nos braços de Isolda. Temos então uma concepção platônica, onde o mundo concreto é uma mera reprodução do mundo das idéias. Concretamente a esposa de Tristão o amava e não queria que ele morresse e no exercício de seu romantismo, acabou tomando a decisão que julgava certa e coerente, entretanto, foi incapaz de ver além de suas escolhas.
Jean-Paul Sartre em sua obra escreveu que nossas escolhas são reflexo daquilo que nos é apresentado como 'o bem' e as conseqüências dessas escolhas estão sujeitas às nossas limitações humanas.
Uma boa definição sobre o amor foi escrita por uma colega de blog - Lari Galvão: "... O amor é o princípio, é o êxtase, é a eliminação do ego, é quando você enxerga o outro não como um jogador. É quando você começa a olhar junto pras mesmas coisas... O amor é a primeira coisa . É o começo do resto."




Uma boa semana a todos!!!
André Alves de Lima

6 comentários:

  1. Me lembrou um livro que li alguns anos atras do Roland Barthes chamado Fragmentos de um discurso amoroso...
    Parabéns pelo blog...
    Gostei e vou seguir.

    ResponderExcluir
  2. de cara ouvir the cranberries foi muito bom!!!

    quanto ao post:
    n existe amor pre-moldado, com uma fómula correta a ser seguida para originar um sentimento verdadeiro e perfeito, não ha verdade absoluta, não há perfeição, a evoluçã é contínua e atemporal, por sermos parte desse grande todo q é a existencia social, há tantas possibilidades de sentimentos e ações e reações possiveis quanto podem viver as criaturas do mundo ou contar os poetas como Homero ou escrever os romacistas em todos os seculos desde que surgiu a escrita.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estava navegando na blogosfera e me deparei com o blog.
    Adorei! Adoro fazer novas amizades.
    Já estou te seguindo...
    Se puder visita meu blog.
    Abraço!

    *´¨)
    ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` * ♥* Jussara Christina * ♥* ♥ * ♥ *

    ResponderExcluir
  4. eei , eei , andei observando oo teeu blog , acheei ele super interessante , paaarabééns =D

    beeijos ><

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu Blog, e adorei este Post sobre o amor, é algo que venho tentando decifrar há muito tempo, e venho tentando passar meus sentimentos através das palavras, mas como é difícil!
    Vou passar a ler mais seu Blog
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Vi seu blog na comunidade "Blogs de Humor" e achei muito interessante.
    Comecei um blog tbm, se puder e não for pedir muito, de uma passadinha no meu?

    http://cabecafeminina.blogspot.com/

    Muuito obrigada e parabéns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do que acabou de ler.
Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas:

Total de visualizações na última semana