domingo, 11 de abril de 2010

"De Olhos Bem Fechados..."

O Filme de Stanley Kubrick é uma adaptação do romance "Traumnovelle", escrito por Arthur Schnitzler, na Viena do século dezoito. A adaptação de Kubrick trouxe a história para a Nova York de hoje, pois a temática do filme ainda é bastante atual - o casamento, a fidelidade e as diferenças na maneira com que homem e mulher lidam com suas sexualidades.
A associação entre amor e casamento é uma invenção recente, vinculada ao ideal de amor romântico que floresceu e tomou força no século XVIII. O casamento, anteriormente, era vinculado a aspectos econômicos. Assim como a fidelidade, que era instituída para garantir que os bens acumulados durante a vida dos indivíduos fossem herdados pelos seus que os bens acumulados durante a vida dos indivíduos fossem herdados pelos seus herdeiros.
O amor como finalidade do casamento é invenção bastante recente. De modo que aquelas famosas obrigações matrimoniais cuja tirania hoje rejeitamos, não eram vividas como tais antigamente. Elas eram interiorizadas, assumidas e principalmente legitimadas pelas representações coletivas da época.
Essa relação econômica que se estabelecia entre os cônjuges proporcionava uma estabilidade grande ao casamento. Em grande parte dos casos o amor e o prazer sexual eram vivenciados for a dessa relação.
O filme aborda a cisão da identidade feminina em dois papéis sociais: a mulher assexuada, que deve ser mostrada socialmente (esposa), e a mulher sexuada, que deve ser escondida (amante). A apresentação de uma mulher que exerce os dois papéis sociais causa estranhamento no marido e contribui decisivamente para a quebra da ilusão, sendo o trampolim inicial para o reconhecimento do desejo dos cônjuges por outras pessoas.
Mas é a fidelidade o tema central do filme - lembrando que no filme a senha da orgia é "Fidelio", que vem do latim, fidele, e significa fiel. O enredo retrata a destruição de uma ilusão - o ideal de amor romântico que faz com que as pessoas se casem na ilusão de poder, metaforicamente, possuir o outro, completar o outro -, a ilusão de um amor exclusivo e eterno até nos desejos. O motivo da fidelidade no amor romântico residiria na falta de desejo de se relacionar com uma terceira pessoa. O título do filme retrata esta ilusão: estar de olhos bem fechados se refere a estar iludido. É um momento de crise do casal, que no qual eles têm consciência de que não podem desejar exclusivamente o outro, que existem outros desejos e que, mesmo assim, podem continuar juntos. Um momento de reflexão ante o padoxo casal-indivíduo.


"A temática do filme é tão atual porque o padrão de relacionamento que ele retrata ainda se repete hoje, ou seja, os relacionamentos ainda se baseiam no ideal de amor romântico, no qual a fidelidade é preservada por meio de uma ilusão - a de que não existe o desejo por
outras pessoas - além de retratar uma mulher diferente do conceito social do século XIX, o qual, ainda hoje, influencia as relações entre homens e mulheres."

Ana Bárbará Neves


4 comentários:

  1. Concordo discordando sobre o filme ser sobre fidelidade, quer dizer, a fidelidade é um tema permamente na estória, mas não é apenas a fidelidade "romantica", digamos.

    O voyerismo, as relações comerciais e outros temas, passam ao largo do filme, como testes da fidelidade.

    Na verdade eu poderia até forçar a barra dizendo que EWS é um tipo de Matrix afetivo, pois os personagens principais vivenciam a todo momento situações que dificilmente passam do virtual ou da mera fantasia.

    Mas o bom dos filmes e principalmente de Kubrick, são as diversas camadas de leituras, a obra kubrickiana é realmente muito bem feita no sentido de dar margens a interpretações variadas, contraditórias e ao mesmo tempo muito coerentes .

    Faz uma falta o Tio Stanley...

    ResponderExcluir
  2. O filme tem uma pitada de machado de assis, pois não dá pra ter ceteza se foi uma dramatização como explicado na mesa de sinuca ou se a morte da modelo tem haver com a festa.
    Mas sem dúvidad eh um dos melhores filmes do kubrick.
    Concordo com o luciano, o voyerismo é tbm um dos carros chefes da temática.
    O filme mostra várias possibilidades, mas a traição não acontece de fato. nunca vi casal tão fiel como este hehehe!!!!

    ResponderExcluir
  3. Um viva a beleza dos relacionamentos abertos, sinceros e honestos.
    Só quem vive um amor assim sabe o que estou falando.

    lindo o seu blog, amigo!

    Alexandra - (Ricardo 40!!!!!!)

    ResponderExcluir
  4. Eyes Wide Shut is a very difficult picture and suffers from rampant critical misunderstanding; at first, many of its most potent virtues can come across as its most repellent features (eg. the use of sound stages rather than locations, the lack of a clear distinction between what’s real and what’s imaginary.) Steven Spielberg opines, in an interview on the DVD’s special features, that any Kubrick film demands repeated viewings. He confesses he initially found The Shining disappointing, but since it has become one of his favorite films, although Spielberg seems like the kind of guy who has a thousand “favorite films”. Thus, I encourage anyone who has responded to the film with discontent to re-examine it and discover it for the masterpiece that it is.


    "-I do love you and you know there is something very important we need to do as soon as possible.
    -What's that?
    -Fuck!"

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do que acabou de ler.
Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas:

Total de visualizações na última semana