quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Se você fosse um intelectual?

"Não há maior tragédia do que a igual intensidade, na mesma alma ou no mesmo homem, do sentimento intelectual e do sentimento moral. Para que um homem possa ser distintivamente e absolutamente moral, tem que ser um pouco estúpido. Para que um homem possa ser absolutamente intelectual, tem que ser um pouco imoral. Não sei que jogo ou ironia das coisas condena o homem à impossibilidade desta dualidade em grande. Por meu mal, ela dá-se em mim. Assim, por ter duas virtudes, nunca pude fazer nada de mim. Não foi o excesso de uma qualidade, mas o excesso de duas, que me matou para a vida. "
(Fernando Pessoa)
-----------------------------------------
Se você fosse um intelectual, qual seria a sua maior ambição? Ser eleito para a academia de letras? Ser o mentor de uma grande descoberta científica? Tornar-se um insuperável gênio de uma ciência qualquer ou um filósofo com suas retóricas contundentes e capazes de deixar os medíocres questionando suas vidas até o fim? Como?! Você é um intelectual? Você não é um intelectual nem gostaria de ser? As perguntas que estou fazendo são completamente fora de propósito?! É, talvez não sejam estas as melhores questões para obtermos respostas que atendam às nossas reais expectativas. Será que a verdadeira nata da sabedoria conseguiria conviver com a mediocridade das perguntas do homem comum sem dar sinais de descontentamento? Será que ser nata significa corromper-se espontaneamente em algum momento da vida? Até que ponto as pessoas que estão nessa condição são intocáveis, supremas, et cetera e tal? Existe um pouco de fantasia e muito de realidade nisso tudo. A fantasia, por exemplo, está associada ao fato de transformarmos pessoas de carne e osso em mitos, às vezes respeitando-as como se fossem deuses. A realidade, que considero muito mais chocante, atribui-se a várias conseqüências advindas dessa relação anormal entre as pessoas mais bem dotadas intelectualmente e o cidadão comum, tais como o próprio preconceito e o distanciamento físico do primeiro em relação ao segundo. Por essas e outras é que devemos ficar, no mínimo, apreensivos, pois, na verdade, ninguém é inatingível.

11 comentários:

  1. muito bom o texto! é para se refletir...!
    parabéns!
    passa no meu se der...
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que eu não sou...


    Bom texto,
    abraço.

    ResponderExcluir
  3. ¬¬

    nunk curti muito intelectuais, mas se fosse pra eu ser reconhecida por algo q eu fiz, acho q ia querer que fosse como os grandes pintores, depois de mortos suas obras são reconhecidas como arte e eles seguem sua morte endeusados e admiriados, invejados ate pelos jovens artistas que os tem como base

    bjus
    se cuida^^

    ResponderExcluir
  4. hehe valeu mesmo o elogio no meu blog^^

    assim vou ficar metida pô ahauhau

    bjaum

    ResponderExcluir
  5. Não gosto do rótulo de intelectual.
    Todos que afirmam que o são, transforma-se em homéricos borsais
    rsss...


    Muito bom o seu texto
    []s

    L.Sakssida

    ResponderExcluir
  6. ... sabe aquela máxima que diz que: " Quem acha que é algo, nunca foi. Quem é , simplesmente é!"...

    Pois... mais ou menos isso!
    Quem perde tempo afirmando "sou um intelectual" na verdade quer se tornar um e na ânsia de ser reconhecido como tal acaba fazendo um monte de besteiras... inclusive menosprezar quem ele acha que não está à sua altura.

    Os grandes gênios nunca se reconhecem como tal... eles não tem tempo nem paciência para isso... eles simplesmente são o que são!!! E basta!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu tentaria dizer tudo isso de modo o mais simples que eu pudesse...abs

    ResponderExcluir
  8. Massa seus textos!

    Eu n me acho intelectual e nem passaria pela cabeça o que eu ia desejar se fosse um...

    Admiro pessoas q são intelectuais mais que n se exibem por aí..

    xD

    ResponderExcluir
  9. vim li e gostei.
    volto com mais calma pra tecer comentarios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. OI adorei se blog muito legal!!! estou esperando sua visita no meu bjs!

    ResponderExcluir
  11. hehe tava brincando^^

    vou te linkar tmb^^

    bjaum

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do que acabou de ler.
Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas:

Total de visualizações na última semana