terça-feira, 15 de maio de 2007

Barriga cheia x Mente vazia

Quando resolvi criar o "Atrás dos Olhos de Quem Ver", não imaginei que tantas pessoas iriam acessar meu site. É incrível como a comunidade bloguista está disponível à leitura.

Em meio a elogios e críticas, comecei a escrever. Em pouco tempo me deparei com um imenso número de leitores, o que me motivou a manter uma rotina de atualização.

- O que faz um texto ser bom?

Para um texto ser bom, ele precisa de temperos. Assim com um prato saboroso, desvendamos todos os ingredientes de uma boa leitura, quando nos deparamos com ela.
A idéia central vem acompanhada de exemplos e citações bem elaboradas, temperada com frases de efeito, pode conter alguns toques de sentimento, ironia ou comédia, levemente recheada com a opinião do autor.
Escrever é isso. É ir ao supermercado da vida comprar todos os ingredientes e preparar aquele jantar especial. Nesse caso o banquete é muito maior, pois, ultrapassa os limites de qualquer alimento. Uma grande ceia alimenta algumas poucas pessoas. Um único texto alimenta centenas de milhares de vidas.
A fome de leitura é tão apavorante quanto a fome que devasta as nações mais pobres do planeta. A fome, tal qual a conhecemos é algo terrível. Calcula-se que mais de 800 milhões de pessoas no mundo sofram com a falta de alimentos e a subnutrição.
Em se tratando da leitura, o problema é ainda maior nos países mais pobres, pois, com a barriga vazia o ser humano não pensa, não fala, não vive e não ler.
A leitura alimenta a alma. A privação mata o ser humano aos poucos. Em silêncio...
A escassez de conhecimentos gera uma sociedade apática, presa em sua própria rotina, o homem passa a trabalhar unicamente pelo dinheiro e pelo sustento, deixando de lado o verdadeiro sentido: - Viver.
O grande diferencial do homem com os demais animais é o trabalho consciente, a capacidade de criar, recriar e modificar o mundo em sua volta. Vivemos rodeados de talentos que ficam só na promessa. Quantos escritores vivem atrás de um balcão de atendimento, apenas pelo fato de não terem criado o hábito de ler e estudar? Quantos, médicos, advogados, investidores, executivos e empresários são jogados ao lixo sem sequer terem percebidos suas verdadeiras vocações?
Longe de ser apenas uma fonte de saber, a leitura diverte, acalma, motiva e emociona.
Quando a sociedade começar a saciar essa fome silenciosa, estará dado o primeiro passo para matar de vez todas as outras fomes do planeta.


-
(Texto de André Alves)
-
"Os erros fazem parte da vida...
inclusive os de português!"
lelê

4 comentários:

  1. Muito legal seu blog,este post então ficou muito bom,e concordo em falar que para um bom texto e necessario de "temperos".Parabéns e continue sempre.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. ler relamnte é como vc falou, diverte aclama e ainda soma saber!

    Muito bem "temperado" seu texto!

    ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi André!
    Adorei o seu blog tb. Obrigada pelos elogios, espero que nossas visitas sejam recíprocas, né? =)
    Vou te linkar.

    Abraço,
    Mariana

    ResponderExcluir
  4. É isso aí rpz.. isso aqui acaba sendo um "bom" vício... e nesse mundo tão louco e sem cultura, encontrar pessoas de bom gosto e sensatez escrevendo bons pensamentos era cada vez mais raro... pq nas minhas visitas tenho encontrado muita gente boa mesmo..

    Parabéns pelo seu blog... e se tiver a fim passa lá pelo meu.




    Texto de hoje: Onde a vida se encontra...

    Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

    O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do que acabou de ler.
Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas:

Total de visualizações na última semana