segunda-feira, 5 de março de 2007

Fuja da Prisão!

Ao sair do terminal de integração, na ultima quarta-feira, observei da janela do ônibus, uma parede grafitada com a seguinte frase: “Liberdade é apenas uma cela mais espaçosa”. Aquilo ficou martelando minha mente durante todo o percurso da viagem.
Da janela vi também inúmeras pessoas. Como sempre, o centro estava cheio neste dia, pessoas fazendo compras, trabalhando andando de um lado para o outro como se fossem pequenas formigas seguindo uma trilha que ao final do dia sempre as levam de volta ao formigueiro.
É intrigante pensar que na vida como uma prisão. A terra é um imenso planeta cheio de lugares, lindos, povos interessantes, pessoas apaixonantes. É incrível como grande parte das pessoas não conhecem nem o próprio estado em que vive.
A sociedade nos cobra em um ritmo acelerante. Desde pequenos ouvimos a professora da alfabetização nos perguntar o que vamos ser quando crescer, em que vamos trabalhar. Passamos metade do nosso tempo estudando a outra metade trabalhando muita vezes em funções que não queríamos.
- Somos Livres? – Não! Cabe a cada um buscar sua liberdade, por mais que o sistema capitalista nos mostre que querer não é poder, ainda assim temos uma escolha, a de não desistir fácil, de não acompanhar a onda e não ser apenas mais um na multidão. Vamos pensar diferente romper os paradigmas. Se ficarmos parados nosso destino já estará traçado, mas se levantamos, temos uma chance, ainda que pequena, mas uma chance, de mudar o que está escrito.
É como disse Laurence Fishburne em Matrix: “As pessoas te dizem apenas aquilo que você precisa ouvir... Há uma grande diferença entre saber o caminho e percorrer o caminho”.
Robert T. Kiyosaki, em Pai Rico Pai Pobre, resume bem isso: "Todos receberam dois grandes dons: sua mente e seu tempo. Cabe a você fazer o que quiser com ambos... a escolha é sua e
apenas sua. A cada dia, a cada dólar, você decide ser rico, pobre ou classe média."
-
(Texto de André Alves de lima)
-

4 comentários:

  1. Nunca tinha pensado na vida por este lado... As pessoas sempre estão muito ocupadas, estudando para entrarem em um faculdade, depois estudam muito mais por um enprego e trabalham demais em um ciclo sem fim. Fazem horas extras em busca de um promoção especializam-se cada vez mais...
    No final das contas não temos ser quer um tempo para ficar com as pessoas e amamos e queremos bem. acabamos aprendendo a aceitar isso como se fosse normal e deixamos de lado aquilo que realmente gostamos.
    Quero ter o controle da minha vida.

    Parabéns pelo blog e pelo Texto.
    Bjos!
    Alicinha :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que o que te faz livre é o conceito que você mesmo tem sobre a liberdade. A partir dele você constrói seu ideal de vida, isso, é claro, se houver coragem suficiente pra superar as barreiras da nossa sociedade tão maravilhosamente capitalista! Mas isso já é parte da obra em construção e falamos apenas de planos...

    ResponderExcluir
  3. Acho que liberdade no capitalismo é um assunto muito complicado de ser debatido, pois, sempre estamos presos de alguma forma.
    Pela falta de dinheiro, acabamos tendo que trabalhar por ele e aí está a grande armadilha: "a corridas dos ratos".
    Temos que exercitar nossa mente para escaparmos.

    Gostei do seu texto
    Flávia

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bom, as frases finais definem tudo... A cada dia, a cada dólar... você resolve quanto deve valer conforme suas ações...

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do que acabou de ler.
Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas:

Total de visualizações na última semana